Gestão de fornecedores

Gestão de fornecedores

Gestão de Fornecedores

Uma boa gestão de fornecedores é importante para não gerar prejuízos ao negócio como por exemplo ficar com produtos em falta no estoque, falta de controle de prazos, de entregas e pagamentos. Com a aplicação da gestão de fornecedores pode ser simplificado a realização de boas negociações de preço e opções de pagamento, além de verificar possíveis falhas em todos estes processos e muito mais.

A gestão de fornecedores está diretamente ligada a produtividade e eficiência de sua empresa. O conhecimento a respeito das atividades e qualidade de cada fornecedor, permite com que sua empresa possa planejar melhor as suas tomadas de decisões operacionais e avaliar se os seus fornecedores em questão poderão atender a toda sua demanda.

 

  • O que é gestão de fornecedores?

Gestão de fornecedores é o processo usado não só para a análise, como também para o controle de todas as atividades operacionais que envolvem a relação entre a empresa e cada um de seus fornecedores.

 

  • Qual a importância da gestão de fornecedores?

Atualmente a gestão de fornecedores tem ganhado cada vez mais poder na estratégia de muitas empresas que buscam o sucesso. A prova disso é que cada vez mais empresas valorizando a gestão de suas cadeias de fornecimento, por já enxergarem a importância do fornecimento adequado de matéria-prima e insumos para atender a demanda de seus clientes.

Com isso, a gestão de fornecedores se apresenta como uma estratégia necessária para a conquista de melhores preço e prazos, além de redução de custos para a companhia podendo se tornar um diferencial competitivo.

 

  • Como avaliar os seus fornecedores?

Alguns critérios de avaliação podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Entretanto, podemos elencar alguns fatores essenciais que devem ser levados em conta na hora de analisar a eficiência de seus fornecedores, como:

 

  • Atendimento

É ideal que seus fornecedores sejam abertos a comunicação e que tenham uma flexibilidade de acordo com suas necessidades e com o mercado. Assim, podendo negociar formas de pagamento, termos e a quantidade de produto solicitados.

 

  • Agilidade na entrega

Atraso na entrega de produtos de matéria-prima ou insumos, podem gerar prejuízos para a produção de um negócio. É importante saber como seu fornecedor reage a uma situação de emergência ou onde aconteça um atraso. E com seus fornecedores atuais você deve analisar se atrasos são recorrentes ou foram isolados, se já te deixaram com falta de produtos e como é feita a entrega deles.

 

  • Relação custo-benefício

Os preços dos produtos vendidos por seus funcionários devem estar na média do mercado para gerar um bom custo-benefício. Analise se o produto vale o preço que vem sendo investido por ele.

 

  • Experiência no mercado

Uma pequena pesquisa sobre o fornecedor pode te ajudar a conhecer mais ele. Procure conhecer seu histórico de seus fornecedores, conheça a quanto tempo está no mercado e até experiências positivas e negativas de outras empresas que utilizam seus serviços

 

Estes fatores são essenciais para realizar uma boa gestão de fornecedores e avaliar se estas empresas realmente estão trazendo os resultados esperados ou se é possível encontrar melhores fornecedores no mercado, que otimizem sua produção.

Porém, diversas são as maneiras de se avaliar um fornecedor antes de uma escolha. Cada empresa pode utilizar os critérios considerados mais importantes para suas estratégias.

Existem diversos critérios que podem ser utilizados para avaliação de fornecedores, veja mais alguns como:

 

  • Experiência do fornecedor em seu ramo de atuação
  • Respeito por normas de segurança, meio-ambiente e saúde
  • Certificações (ISO, entre outras) da empresa fornecedora
  • Sigilo de informações
  • Tecnologias adequadas
  • Localização do fornecedor
  • Disponibilidade de produto

 

Com base nas informações acima, cabe a cada empresa medir o peso de cada critério em suas avaliações. Após este procedimento, recomenda-se criar um questionário para avaliar os critérios em cada um de seus fornecedores e assim descobrir quais são os mais adequados para atender a sua empresa. Feita essa análise, retire de seu cadastro todos os que você julgar que não atendem as necessidades de sua empresa.

 

  • Faça um controle periódico

A gestão de fornecedores deve ser um processo contínuo dentro de sua empresa. Estabeleça uma periodicidade neste processo, de preferência mensal ou semanal, para não deixar passar nenhuma avaliação despercebida e assim ter mais segurança de que os seus fornecedores realmente atendem as suas necessidades de uma forma constante.

Para essas reavaliações, recomenda-se observar a qualidade dos produtos entregues, os prazos e até mesmo a agilidade quanto à troca de produtos em garantia. Fornecedores que descumprem os acordos, passam a perdem pontos e assim podem ser cancelados de sua lista de cadastros.

Ter uma gestão de fornecedores eficiente pode trazer parcerias que irão possibilitar alcançar o crescimento e sucesso por meio de custos e prazos menores, melhor qualidade nos produtos ou serviços e consequentemente a satisfação do cliente final. Além disso, todo processo de avaliação, possibilita também controlar os impactos negativos que a escolha incorreta de um fornecedor pode trazer para o seu negócio.

Mas vale ressaltar que é fundamental avaliar constantemente os seus fornecedores, afim de garantir o atendimento das necessidades de sua empresa e assim alcançar resultados cada vez mais positivos nos negócios.

 

  • Comunicação constante com seus fornecedores

Mais do que cadastrar e avaliar os seus fornecedores, é preciso manter uma comunicação frequente com essas empresas. Além da gestão das atividades operacionais realizadas por seus fornecedores, a gestão do relacionamento com eles também é de grande importância para que ambas as partes atinjam os seus objetivos nos negócios.

A partir de um bom relacionamento, a resolução de problemas em determinada situação torna-se muito mais fácil e as possibilidades de negociação tendem a se tornar mais flexíveis, trazendo um ganho de eficiência e de tempo!

 

  • 3 Benefícios de uma boa gestão de fornecedores

 

  1. Facilidade de negociação

Com uma boa base de dados cadastrados sobre seus fornecedores, você certamente terá um maior conhecimento a respeito dessas empresas, facilitando o processo de negociação de prazos, formas de pagamento, quantidade de produtos, dentre outros aspectos.

Outra vantagem de uma boa gestão de fornecedores é a possibilidade de identificar os que oferecem preços mais acessíveis e usar isso a seu favor nos processos de negociação e tentativa de redução de custos.

 

  1. Redução de riscos

A partir de uma boa gestão de fornecedores, com uma avaliação correta e criteriosa de cada um deles e um cadastro realizado somente com os fornecedores que de fato atendem as necessidades de sua empresa, as chances de ocorrer atrasos nas entregas ou de faltar produtos em seu estoque é praticamente muito menor.

Após todo o processo de avaliação e registro dos seus fornecedores, você terá uma garantia muito maior de que realmente selecionou apenas os que conseguem prestar um serviço eficiente para a sua empresa.

Em caso de ainda ocorrer uma eventual falha, você terá outras opções cadastradas e poderá solicitar o produto imediatamente junto a outro fornecedor.

 

  1. Melhor direcionamento de recursos

Com a avaliação da eficiência de cada um dos fornecedores em relação a qualidade de produtos, agilidade nos processos de entrega e flexibilidade de negociações e outros critérios, é possível saber com clareza em quais empresas você realmente deve investir os seus recursos e assim não realizar gastos desnecessários de seu orçamento.

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